Entre em contato conosco:

21 3860 8877 / 21 3895 3440

21 96713-8797

Entre em contato

Entre em contato conosco:

Normas de segurança para elevadores

Normas de segurança para elevadores - Villar Elevadores

Normas de segurança para elevadores que devem ser obedecidas para evitar acidentes

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) editou a norma NBR 15.597:2008 que define regras de segurança para proteger as pessoas e os objetos contra os riscos de acidentes relacionados com as operações, a manutenção e as situações de emergência em elevadores. Além disso, diante do aumento da expectativa de vida da população e para atender as pessoas portadoras de necessidades especiais, a norma estabelece todas as alterações tecnicamente possíveis para que o elevador seja acessível a todos. Esta norma estabelece regras para melhorar a segurança dos elevadores elétricos de passageiros já instalados, objetivando melhorar a segurança dos usuários e dos técnicos de manutenção.

As normas de segurança são obrigações que devem ser cumpridas pelo responsável do prédio adequando seu elevador às mesmas, pela empresa fabricante e empresa responsável pela conservação e manutenção do elevador.

A Villar desenvolveu metodologia específica para garantir que tudo esteja adequado a norma de segurança.

A Villar Elevadores possui uma equipe especializada para realizar vistoria técnica qualificada periódica para identificar os perigos significativos no elevador e determinar quais medidas de proteção devem ser aplicadas levando em consideração a legislação local. São mais de 70 itens listados que servem de referência e passam por análise técnica permanente.

“Cada elevador deve passar primeiramente por uma vistoria, identificando e projetando as adequações de forma que sejam implementadas gradualmente e seletivamente”.

A NBR 15.597:2008 tem uma preocupação especial com a acessibilidade dos elevadores já instalados. Com o objetivo de permitir o acesso a todos livremente, a norma prevê uma série de adaptações nos elevadores que, quando houver condições técnicas, devem ser seguidas pelos condomínios para que as pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente possam fazer uso do equipamento sem o auxílio de outra pessoa.

Entre as medidas que devem ser adotadas estão:

Acesso ao elevador: A largura das portas deve permitir o acesso de uma pessoa em cadeira de rodas e sua movimentação no interior da cabina. Para facilitar a locomoção deve ser instalado um espelho que sirva de retrovisor para o passageiro e corrimãos na lateral e ao fundo para o apoio.

Empresa especialista Normas de segurança para elevadores - Villar Elevadores

Comandos do elevador: As botoeiras devem ser instaladas num painel lateral e a uma altura compatível para uma pessoa que utiliza cadeira de rodas e também devem ter marcações em braile para pessoas com deficiência visual. Já os comandos de emergência devem ter identificação padrão para facilitar a sua localização.
Sinalização: Além de sistema de interfone, o elevador deve ser dotado de sinal audível para indicar a chegada da cabina e o andar onde o elevador se encontra.
Revestimento da cabina: Os materiais recomendados para o piso da cabina são os antiderrapantes e de superfície dura que facilitam a locomoção sem risco de quedas ou escorregões. A partir da NBR 15.597:2008 ficou mais fácil identificar e classificar o grau de risco que vários itens do elevador têm para a segurança de quem usa o equipamento e também para quem cuida dele.

A Villar Elevadores pode fazer o melhor por você em relação às normas de segurança para elevadores

Listamos, a seguir, alguns itens que podem ser incorporados aos elevadores existentes sob manutenção da Villar Elevadores.

1. Iluminação de emergência na cabina: Se faltar energia, a luz da cabina se mantém acesa a partir de uma bateria com autonomia de carga para duas horas, evitando que as pessoas fiquem no escuro.
2. Intercomunicador: O passageiro pode se comunicar com a portaria do prédio através de um interfone instalado na cabina para pedir ajuda em casos de falta de energia, ou demais eventualidades.

3. Segurança eletrônica de portas: Uma cortina de proteção constituída por feixes infravermelhos impede que a porta feche quando algum passageiro estiver entrando ou saindo do elevador, garantindo total segurança durante o embarque e o desembarque.
4. Fecho eletromecânico para portas semiautomáticas: Este dispositivo garante o travamento da porta de pavimento e, consequentemente, a segurança dos passageiros. Ainda como recurso adicional de segurança, possui um lacre que permite identificar possíveis violações

A Villar Elevadores está sempre em busca de um diferencial que faça com que seja reconhecida pela excelência de seus serviços.
Por meio de soluções inteligentes e com excelente custo-benefício, todas as normas de segurança para elevadores podem ser garantidas. A Villar é uma empresa experiente. Entre já em contato conosco e solicite a visita do nosso especialista!

Assistência técnica para elevadores
A Villar elevadores possui assistência técnica 24 horas para oferecer soluções eficientes e qualificadas em todos os momentos.
Manutenção de elevadores
A Villar Elevadores disponibiliza profissionais experientes para a manutenção de elevadores de forma ágil e segura
Redesign de elevadores
Redesign de elevadores é uma boa opção para quem deseja proporcionar um aspecto mais moderno aos elevadores.
Rua Pedro Paiva, 18, São Cristóvão / Rio de Janeiro
(21) 3860 8877 / (21) 3895 3440
Copyright © 2013
VILLAR Elevadores e Tecnologia Todos os direitos reservados
Parceiros
21 96713-8797
Entre em contato
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by