Lubrificar, limpar, configurar, ajustar, monitorar as operações, enfim, cuidar dos elevadores do seu condomínio não é uma ação que deve ser encarada apenas como obrigação legal.

Afinal, essa atitude garante a segurança dos usuários, o melhor funcionamento dos equipamentos e atéeconomia a médio e longo prazos.

O compromisso é maiorainda em locais como o Rio de Janeiro, por exemplo.

Além de ter muitos prédios, nossa cidade é litorânea e a presença da maresia aumenta a necessidade de conservação. Para completar, foi a primeira a ter esse tipo de transporte vertical. Ou seja, ainda existem muitos modelos bem antigos na ativa.

Mas como funciona esse tipo de manutenção? Quando procurar uma empresa especializada?

Continue aqui com a gente e saiba:

  • Quais os tipos de manutenção de elevadores?
  • Com que frequência deve ser feita a manutenção dos elevadores?
  • Como escolher uma empresa de manutenção de elevadores?

Quais os tipos de manutenção de elevadores?

Existem 3 tipos de serviços, quando falamos em manutenção de elevadores.

Para seguir as melhores e mais recomendadas práticas do setor, o ideal é estar cercado por todos eles.

Entenda por quê:

  1. Manutenção preventiva

Como o nome diz, a manutenção preventiva é feita para prevenir problemas futuros. A ideia é que ela seja realizada com frequência para preservar a qualidade geral dos equipamentos e detectar possíveis falhas que poderiam comprometero uso e a segurança dos elevadores.

O serviço inclui:

  • limpeza da engrenagem
  • lubrificação do sistema
  • avaliação geral de funcionamento do elevador – de tração, freios, polias e cabos de manobra – para possíveis configurações e ajustes
  • Manutenção preditiva

De maneira complementar à preventiva, a manutenção preditiva tem como objetivos principais:

  • fazer uma inspeção minuciosa da casa de máquinas às cabines com a intenção de monitorar o estado das suas peças e estruturas, além da qualidade de operação dos seus sistemas
  • fornecer uma visão antecipada de futuros problemas e apontar falhas que possam estar gerando desgastes no funcionamento do conjunto
  • recomendar trocas de peças ou outras ações, ajudando a evitar inclusive estragosdesnecessários e reduções de vidas úteis de novos materiais
  • Manutenção corretiva

A manutenção corretiva tem a finalidade de corrigir falhas já ocorridas no elevador. Normalmente esse serviço é feito de forma emergencial até porque ele deve ficar fora de uso até que tenha sido consertado.

Entre as tarefas do serviço estão:

  • efetuar reparos técnicos no equipamento ou em sistemas que tenham apresentado panes, defeitos ou mau funcionamento
  • reverter danos, reabilitando a normalidade no uso e a segurança dos usuários

Com que frequência deve ser feita a manutenção dos elevadores?

Não é difícil perceber que tanto a preventiva quanto a preditiva acabam colaborando para reduzir as chances de haver necessidade de manutenção corretiva.

Elas também evitam novos gastos, por exemplo, com reposição de peças desgastadas e sistemas que poderiam ter sido preservados.

Mas como se organizar? Com que frequência elas devem ser realizadas?

O ideal é que, no mínimo, uma vez a cada mês os elevadores do seu condomínio recebam uma visita de manutenção.

Para isso, facilita quando o síndico fecha contrato com uma empresa especializada, envolvendo essas vistorias e medidas preventivas programadas, além da tranquilidade de saber que pode contar a qualquer hora com eventuais consertos pontuais.

Como escolher uma empresa de manutenção de elevadores?

Se as manutenções preventivas e periódicas fazem diferença, promovendo economia a médio e longo prazos, a escolha da empresa responsável pelo serviço também.

É fundamental que ela seja altamente especializada, com grande diversidade de conhecimento técnico específico, para garantir o melhor custo-benefício.

Afinal, é bem grande o número de sistemas num elevador.

Há mais de 20 anos no mercado, a Villar Elevadores garante a qualidade de ir e vir de mais de meio milhão de pessoas por dia em transporte vertical, sempre com excelência tecnológica e segurança de altíssimo padrão.

Por conta disso, estamos entre as melhores empresas na entrega de soluções inteligentes do setor. Se você é síndico, entre em contato para trocar uma ideia e conhecer nossos modelos de manutenção. Se não é, aproveite e compartilhe esse artigo com o responsável pela gestão do seu prédio.